Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Prevalência de desvio fonológico em crianças de 4 a 6 anos de Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas RS

2012; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462012005000011

ISSN

1982-0216

Autores

Camila dos Santos Indrusiak, Sheila Petry Rockenbach,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

OBJETIVO: verificar a prevalência de desvio fonológico e processos fonológicos quanto ao sexo e a idade. MÉTODO: análise estatística e descritiva da Avaliação Fonológica Infantil de Yavas, Hernadorema e Lamprecht (2002), realizada com 60 pré-escolares de 4 a 6 anos de idade, de Escolas Municipais de Educação Infantil de Canoas-RS. A amostra foi composta por crianças cujos pais não relataram no questionário alterações auditivas, neurológicas, síndromes ou que estivessem realizando ou já tivessem realizado tratamento fonoaudiológico e/ou apresentassem alterações de origem fonética. RESULTADOS: a prevalência de desvio fonológico foi de 55%, sendo maior para o sexo masculino. A maior prevalência de desvio fonológico foi notada com crianças de 5 anos de idade. Os processos fonológicos mais encontrados foram de redução de encontro consonantal (46, 7%), apagamento de líquida final (40%) e substituição de líquida (30%). A relação da prevalência de processo fonológico com o sexo se mostrou de forma semelhante para ambos os sexos, com exceção do apagamento de sílaba átona que foi significante para o sexo masculino. CONCLUSÃO: a alta prevalência de desvio fonológico aponta a necessidade de inserção de programas públicos de promoção e prevenção à saúde da comunicação humana na atenção primária.

Referência(s)
Altmetric
PlumX