Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Platão contra as pretensões educativas da poesia homérica

2006; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 27; Issue: 95 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302006000200010

ISSN

1678-4626

Autores

Lídia Maria Rodrigo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo procura rediscutir a crítica platônica à poesia de Homero, sustentando a tese de que tal debate é mais pertinente à filosofia da educação do que à teoria da arte, ao contrário do que por vezes se supõe. O afrontamento de Platão à tradição educativa da poesia, tão solidamente instalada na cultura grega, justifica-se acima de tudo pelas exigências inerentes à educação da alma, tal como a concebe o autor. Desse modo, em lugar de uma "teoria platônica da arte", parece mais pertinente falar numa "teoria platônica da educação", na qual a arte ocupa um lugar importante. A reconstituição da argumentação de Platão em relação ao tema baseia-se nos Livros III e X da República.

Referência(s)