
Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania
2005; SciELO; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0100-19652005000100004
ISSN1518-8353
AutoresHelena Silva, Othon Jambeiro, Jussara Borges, Marco Brandão,
Tópico(s)E-Government and Public Services
ResumoEste artigo é o resultado de um esforço para conceituar inclusão digital, feito pelo Grupo de Estudos em Políticas de Informação e Inclusão Digital (Gepindi), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (Posici/ICI/UFBA). O texto discute inclusão digital à luz de outros conceitos encontrados na ciência da informação e em áreas correlatas. No imbricado entrelaçamento desses conceitos complexos, o resultado final pretendido é um marco de compreensão para a vinculação entre ética e cidadania, de um lado, e educação para a informação na Internet ou information literacy education, de outro, com vistas à inclusão social.
Referência(s)