
Educação em saúde no enfrentamento da hipertensão arterial: uma nova ótica para um velho problema
2007; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072007000200004
ISSN1980-265X
AutoresMelina Mafra Toledo, Sandra de Cássia Rodrigues, Anna Maria Chiesa,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, tendo por objetivo levantar a produção científica multiprofissional e da enfermagem sobre a prática de educação em saúde nos serviços de saúde, referentes ao enfrentamento da hipertensão. Os artigos foram selecionados quanto ao caráter do processo pedagógico, a partir do enfoque da visão de saúde-doença, das possibilidades de participação dos usuários e das dinâmicas utilizadas; identificando-se características emancipatórias ou normativas. Foram analisados 46 artigos publicados entre 1981 e 2005 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que as experiências educativas com usuários portadores de hipertensão são incipientes e poucos artigos se reportam à perspectiva de formação da "consciência crítica" sobre saúde.
Referência(s)