
O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
2014; Escola de Música da UFMG; Issue: 30 Linguagem: Português
10.1590/s1517-75992014000200012
ISSN2317-6377
AutoresAlvimar Liberato Nunes, Fausto Borém,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEstudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo não-comercial (RABELLO e NAZARETH, 1991). As análises das transcrições dessas gravações (NAZARETH e RABELLO, 2014; RABELLO e NAZARETH, 2014) revelam um tratamento livre da forma, alterações rítmicas, melódicas e harmônicas, e uma influência da linguagem idiomática do violão erudito e flamenco na performance de Raphael Rabello.
Referência(s)