
A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos
2002; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132002000100008
ISSN1980-850X
AutoresSuzani Cassiani, María José P. M. de Almeida,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoSão apresentados alguns gestos de interpretação de estudantes de oitavas séries do ensino fundamental, os quais foram submetidos a uma unidade de ensino sobre a fotossíntese. Os principais referenciais foram algumas noções da análise de discurso na abordagem francesa e a epistemologia bachelardiana. Os gestos de interpretação foram considerados importantes no processo de mediação escolar da ciência, como conseqüência do reconhecimento de que a multiplicidade de sentidos é própria da linguagem, e a identificação desses gestos é um caminho para possibilitarmos ao estudante um maior acesso ao discurso científico. Nossa intenção neste artigo foi trazer à tona diferentes interpretações dos estudantes e procurar evidências de como elas atuam na construção de sentidos sobre o tema ensinado, localizando pontos de deriva.
Referência(s)