Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Assimetria entre paz, guerra e violência na concepção de crianças e adolescentes

2006; Universidade de São Francisco; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712006000200010

ISSN

2175-3563

Autores

Luciana Karine de Souza, Tânia Mara Sperb,

Tópico(s)

Children's Rights and Participation

Resumo

Este trabalho investigou os conceitos de paz e guerra no Brasil e a presença de assimetria entre paz, guerra e violência. Foram entrevistadas 61 crianças e 63 adolescentes sobre causas da paz e da guerra; razões da preferência pela paz; estratégias pró-paz, antiguerra e antiviolência; e definição de paz ou guerra no Brasil. A hipótese de assimetria foi confirmada apenas nos participantes mais novos. A guerra no Brasil foi definida como violência, conflito de interesses e reivindicação; a paz brasileira, como ausência de violência e de guerra individual, emoções positivas, atitudes humanitárias e amizade. As crianças apresentaram dificuldades para definir paz e guerra no Brasil, predominando respostas não-classificáveis. Os participantes adolescentes preferiram estratégias prescritivas às proscritivas. Espera-se que os dados do presente estudo contribuam para o desenvolvimento de programas de educação para a paz que atentem para a influência dos conceitos de guerra e violência sobre o de paz.

Referência(s)