Artigo Acesso aberto

Finalidade das estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de enfermagem

2007; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-07072007000400003

ISSN

1980-265X

Autores

João Filipe Fernandes Lindo Simões, António Fernando da Silva Garrido,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O presente artigo resulta de trabalhos de grupo realizados por enfermeiros durante uma formação sobre o processo de supervisão, leccionada pelos autores enquanto membros do Centro de Estágios da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro - Portugal. Tem como objectivos aprofundar conhecimentos acerca desta temática, identificar a finalidade das estratégias que são utilizadas e a quais dão mais ênfase. A recolha de dados foi realizada através da narração de episódios significativos, por 20 enfermeiros cooperantes na supervisão, no período de janeiro a fevereiro de 2005. Desenvolveu-se um estudo exploratório-qualitativo tendo-se procedido à análise de conteúdo das referidas narrações. Com o presente estudo verificámos que os enfermeiros, utilizam as estratégias de supervisão com a finalidade de prestar atenção, clarificar, encorajar, servir de espelho, dar opinião, ajudar a encontrar soluções para os problemas, negociar, orientar, estabelecer critérios e condicionar. Da análise dos resultados concluímos que os supervisores deste estudo se aproximam de um perfil não-directivo.

Referência(s)