Artigo Acesso aberto

PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO PARFOR: A TEMÁTICA DA HOMOSSEXUALIDADE NA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA LGBTT NA EDUCAÇÃO

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/polemica.2015.19353

ISSN

1676-0727

Autores

Claudionor Renato da Silva, Anthéia Augusta Ferreira,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

DOI: 10.12957/polemica.2015.19353 ___________________________________ Refletimos neste artigo sobre a formação de professores e a temática LGBTT em um curso de Pedagogia, dentro do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias (CUA). A temática LGBTT foi apresentada a estes professores sob o aporte da Política LGBTT iniciada pelo Programa Brasil sem Homofobia de 2004. Propor uma reflexão sobre a homofobia escolar não deixa de ser um desafio, pois as instituições, sobretudo religiosas, impedem que os professores em formação se posicionem e interpretem esta realidade na escola de forma cidadã, consciente e científica. A partir de um questionário semiaberto chegam-se a algumas considerações, encaminhamentos, dentre as quais a principal é a necessidade de uma formação e ação junto às unidades escolares na temática da orientação sexual e identidade de gênero, destacando o enfrentamento à homofobia escolar e a necessidade urgente de conhecimentos científicos e pesquisas de Iniciação Científica e Iniciação à Docência sobre o tema, na grande área da Educação Sexual, por entendermos que estes profissionais já estão na sala de aula, nos espaços da escola e em formação universitária. Palavras-chave: PARFOR. Homossexualidade. Políticas LGBTT. TEACHER TRAINING IN PARFOR: THE THEME OF HOMOSEXUALITY AND THE LGBTT POLICY EFFECTIVE IN EDUCATION Abstract: Reflected in this article on teacher training and the LGBTT theme in course of Education, within the PARFOR (National Plan for Teacher Training) at the Federal University of Tocantins ( UFT ) , Campus Arraias ( CUA ). The LGBTT theme was presented to these teachers in the contribution of LGBTT policy initiated by the Program Brazil without Homophobia 2004. A reflection on school homophobia is nonetheless a challenge because the institutions , especially religious , prevent student teachers take a stand and interpret this reality in school citizen conscious and Science. From a semi- open questionnaire to come to some considerations , referrals , among which the main one is the need for training and action with the school units on the subject of sexual orientation and gender identity, highlighting , confronting homophobia school and the urgent need for scientific knowledge and research Scientific Initiation and Introduction to Teaching on the subject in the area of sexual education , because we believe that these professionals are already in the classroom , in the school spaces and training in the university . Keywords: PARFOR. Homosexuality. LGBTT policies.

Referência(s)
Altmetric
PlumX