Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relações sociais de gênero na perspectiva de crianças pequenas na creche

2013; Fundação Carlos Chagas; Volume: 43; Issue: 148 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742013000100009

ISSN

1980-5314

Autores

Márcia Buss-Simão,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo era identificar entre crianças pequenas, em um contexto de Educação Infantil, formas, significações e vias de transmissão de elementos culturais e sociais envolvendo a dimensão corporal. O grupo pesquisado era formado de meninas e meninos de 2-3 anos de idade de uma instituição pública de tempo integral situada em zona urbana. A partir de indicações dadas pelas próprias crianças, distinguiu-se a categoria gênero como central e constitutiva de suas relações e interações. Para uma análise das variações dentro do mesmo gênero, o foco foi dirigido aos meninos, procurando-se observar suas aproximações e distanciamentos dos modos de ser menino nesse contexto. O texto analisa ainda as fronteiras entre os gêneros, sem perder de vista que as separações não são fixas nem se dão a priori, mas são trabalhadas nas práticas culturais.

Referência(s)