Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Qualidade Percebida e Satisfação dos Alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

2015; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20397/2177-6652/2015.v15i2.831

ISSN

2177-6652

Autores

Iram José Duarte Pacheco, José Marcos Carvalho de Mesquita, Alexandre Teixeira Dias,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo averiguar como as caracteristicas dos servicos podem ser relacionadas com a percepcao dos alunos de graduacao de uma instituicao da rede federal de educacao profissional e tecnologica em relacao a qualidade percebida e a satisfacao com o servico educacional prestado. A revisao da literatura procurou contextualizar o marketing de servicos, marketing educacional, marketing de relacionamento e os construtos qualidade percebida e satisfacao. Esses construtos sao importantes para o trabalho, pois eles indicam a percepcao que os estudantes apresentam em relacao aos produtos e/ou servicos prestados pela instituicao de ensino. Na investigacao foi realizada uma pesquisa descritiva – conclusiva – transversal unica com variaveis quantitativas, atraves de inquerito pessoal, aplicada a 181 respondentes, por meio de um levantamento do tipo survey com a adocao de um questionario estruturado com questoes formuladas na sua totalidade por perguntas fechadas de respostas unicas. Atraves da pesquisa foi mensurada a percepcao do discente em relacao a qualidade de ensino, e tambem sua avaliacao em relacao a satisfacao do servico educacional. Ao final do trabalho, sao apresentadas as limitacoes do estudo e sugestoes para pesquisas futuras.

Referência(s)
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