
Qualidade Percebida e Satisfação dos Alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
2015; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20397/2177-6652/2015.v15i2.831
ISSN2177-6652
AutoresIram José Duarte Pacheco, José Marcos Carvalho de Mesquita, Alexandre Teixeira Dias,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente trabalho teve como objetivo averiguar como as caracteristicas dos servicos podem ser relacionadas com a percepcao dos alunos de graduacao de uma instituicao da rede federal de educacao profissional e tecnologica em relacao a qualidade percebida e a satisfacao com o servico educacional prestado. A revisao da literatura procurou contextualizar o marketing de servicos, marketing educacional, marketing de relacionamento e os construtos qualidade percebida e satisfacao. Esses construtos sao importantes para o trabalho, pois eles indicam a percepcao que os estudantes apresentam em relacao aos produtos e/ou servicos prestados pela instituicao de ensino. Na investigacao foi realizada uma pesquisa descritiva – conclusiva – transversal unica com variaveis quantitativas, atraves de inquerito pessoal, aplicada a 181 respondentes, por meio de um levantamento do tipo survey com a adocao de um questionario estruturado com questoes formuladas na sua totalidade por perguntas fechadas de respostas unicas. Atraves da pesquisa foi mensurada a percepcao do discente em relacao a qualidade de ensino, e tambem sua avaliacao em relacao a satisfacao do servico educacional. Ao final do trabalho, sao apresentadas as limitacoes do estudo e sugestoes para pesquisas futuras.
Referência(s)