
Leitura de histórias e evocação de estados mentais por pré-escolares
2009; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572009000100005
ISSN2175-3539
AutoresMarisa Cosenza Rodrigues, Mariana Henriques, Marina de Oliveira Patrício,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoEsta pesquisa visou investigar a evocação de termos mentais por pré-escolares de 5 e 6 anos na leitura de um livro infantil nacional contendo narrativa por imagem (Truks - Editora Ática). Os relatos individuais das crianças, selecionadas por faixa etária, foram gravados, transcritos e analisados identificando-se palavras e expressões voltadas para os estados mentais mediante 4 categorias: termos cognitivos, emocionais, de desejo/intenção e perceptivos. Os resultados indicaram que as crianças de ambas as idades utilizaram termos referentes a estados mentais na leitura de narrativa por imagem. Os termos mais evocados foram os perceptivos, seguidos dos emocionais, cognitivos e de desejo/intenção. Houve diferença significativa entre o número total de termos evocados pelas crianças de 6 anos (264) e as de 5 anos (183). A predominância de termos perceptivos indica que as crianças focalizaram em suas narrativas mais termos que denotam comportamentos físicos e ações das personagens do que propriamente estados subjetivos.
Referência(s)