Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ir ao cinema em São Paulo nos anos 20

2005; National History Association; Volume: 25; Issue: 49 Linguagem: Português

10.1590/s0102-01882005000100008

ISSN

1806-9347

Autores

Sheila Schvarzman,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As críticas cinematográficas de Octávio Gabus Mendes publicadas na década de 1920 em Cinearte, revista carioca dedicada ao cinema, permitem conhecer o panorama do que era exibido em São Paulo, mas também as aspirações cinematográficas do crítico e os projetos para o cinema brasileiro.Mostram a relação entre as possibilidades de desenvolvimento do cinema brasileiro e as imagens que deveria mostrar do Brasil, e o papel central que as salas de cinema tinham na constituição da atividade cinematográfica no país. Pleiteando a constituição de salas ricas em bairros de freqüência burguesa, o cinema, nas aspirações do crítico, torna-se espaço de diferenciação social, e não de inclusão.Mostram já nos anos 20 a dicotomia entre as possibilidades de constituição do cinema popular, e as aspirações elitistas que deveriam norteá-lo tanto na constituição das imagens que deveria veicular, como na sua freqüentação e distribuição espacial na cidade.

Referência(s)