A Missão de Deus na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
1993; Escola Superior de Teologia; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22351/et.v33i3.948
ISSN2237-6461
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
Resumo“Que religiao e essa, cujos principais divulgadores sao mulheres, criancas e artesaos?” , perguntava por volta do ano 200 depois de Cristo o patriota ateniense Celso1, que via os deuses nacionais gregos sendo substituidos pelo Pai de Jesus Cristo, anunciado por pessoas insignificantes: mulheres, criancas e escravos que exerciam o artesanato. Para ele, a ordem da sociedade estava sendo posta de cabeca para baixo, pois os que estavam embaixo na escala de valores eram agora pregadores de uma religiao. Nas comunidades fora da area de atuacao do apostolo Paulo, os divulgado res da mensagem crista eram profetas, mestres e pessoas que impunham grande rigor a sua vida pessoal, os ascetas2. Alem deles, encontramos pessoas que faziam milagres e expulsavam demonios em nome de Jesus. Tambem elas anun ciavam a Jesus. Eram designadas de taumaturgos e exorcistas. Profetas, mestres, ascetas, taumaturgos e exorcistas nao formavam comunidades, mas convocavam individuos a fe e a pratica de uma vida muito seria. Iam abrindo picadas, cavando sulcos. Nao tinham uma “estrategia” missionaria. Esta, tampouco o apostolo Paulo tinha. “Estrategia” missionaria tambem nao tinham as mais antigas comu nidades que se formaram ao longo do Mar Mediterrâneo. Para nos elas ate seriam comunidades muito fechadas em si mesmas. Eram, porem, comunidades solida rias. Essa solidariedade se evidenciava nas ceias comunitarias que tinham, mas tambem na ajuda que davam a pobres e doentes, nos cemiterios que mantinham para que neles os pobres pudessem ser sepultados com dignidade. A solidarieda de tomava mais facil a perseguicao da parte do Estado, pois este podia reconhe cer com facilidade as pessoas que se reuniam para as ceias, auxiliavam a pobres e doentes e mantinham cemiterios. A persistencia de tais comunidades em epoca de perseguicao tambem lhes dava maior credibilidade. Elas nao eram “missio narias” no sentido que muitas vezes damos ao conceito. Eram, porem, comuni dades que confiavam que.o louvor que proferiam em seus cultos fosse descricao de uma certeza: Deus nao exige apenas veneracao, mas enviou seu Filho ao mundo para por seu intermedio levar pessoas a salvacao e coloca-las ah onde, por seu Espirito, o futuro ja comecou para a fe: a Igreja.
Referência(s)