Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino da homeopatia na graduação em farmácia: concepções e práticas pedagógicas em instituições do estado do Rio de Janeiro

2008; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832008000200004

ISSN

1807-5762

Autores

Anderson Domingues Corrêa, Sídnei Quezada Meireles Leite,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Este trabalho aborda a situação do ensino de homeopatia nas faculdades de farmácia do estado do Rio de Janeiro, buscando identificar e analisar a situação político-pedagógica com relação à perspectiva curricular de formação do farmacêutico generalista, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Discutem-se os aspectos legais da questão e as percepções dos professores a respeito. O ensino de homeopatia no estado do Rio de Janeiro é oferecido por duas universidades públicas e 12 instituições particulares, sendo que nas públicas a disciplina é optativa e nas particulares, em sua maioria, é obrigatória. Tanto na graduação quanto na especialização em homeopatia, o foco é o preparo de medicamentos, incluindo uma abordagem teórica da filosofia homeopática.

Referência(s)