Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Adolescência e aids: avaliação de uma experiência de educação preventiva entre pares

2003; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português

10.1590/s1414-32832003000100009

ISSN

1807-5762

Autores

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, Ângela Carvalho Freitas, Marco Antonio Silva dos Santos, Haraldo César Saletti Filho, Ivan França,

Tópico(s)

Adolescent Sexual and Reproductive Health

Resumo

Ações preventivas de HIV/AIDS, orientadas à superação dos limites das intervenções de corte comportamentalista, incorporando preocupações com os determinantes sócio-culturais desses comportamentos, constituem hoje uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma lacuna. O presente artigo trata de estudo de prevenção no ambiente escolar baseado em estratégia de redução de vulnerabilidade. Constitui um estudo de caso, de corte quanti-quali, que, no contexto desta estratégia, avalia o trabalho de prevenção de aids desenvolvido por alunos multiplicadores em uma escola estadual de ensino médio na periferia da cidade de São Paulo. Entre os resultados, destacam-se: a efetividade da proposta, com ampla aceitação e favorável aproveitamento pelos alunos da escola; o perfil diversificado do aluno multiplicador voluntário; e a tensão entre modelos cognitivo-comportamentalistas e social-construtivistas nos processos educativos concretamente operados pelos multiplicadores. Conclui-se pela possibilidade e interesse da ação de alunos multiplicadores na perspectiva das estratégias de redução de vulnerabilidade, apontando-se a necessidade de desenvolver mecanismos de captação e capacitação capazes de problematizar e superar a tensão apontada.

Referência(s)