
O impacto das decisões de investimento das empresas no valor de mercado das ações negociadas na Bovespa no período de 1996 a 2003
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0080-21072007000200012
ISSN1984-6142
AutoresEduardo Pozzi Lucchesi, Rubéns Famá,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO objetivo neste artigo e investigar o impacto das decisoes de investimento das empresas brasileiras, divulgadas por meio de anuncios, no valor de suas acoes negociadas na Bolsa de Valores de Sao Paulo, no periodo de 1996 a 2003. O eixo teorico baseou-se no modelo tradicional de avaliacao de empresas sugerido por Modigliani e Miller (1961), cuja hipotese auxiliar e o argumento de que os dirigentes procuram maximizar o valor da empresa ao tomarem suas decisoes de investimento. Tendo como pressuposto a ligacao existente entre o mercado de capitais e a decisao de investimento das empresas, foi realizado um estudo de evento com o intuito de verificar a existencia de retornos anormais estatisticamente significantes em torno e na data do anuncio de uma decisao de investimento. Os resultados mostraram que os gestores divulgam informacoes relevantes para a avaliacao da empresa no mercado por meio de anuncios sobre seus futuros planos de investimento, e que o mercado de capitais reage de maneira consistente com a suposicao conjunta da hipotese de maximizacao do valor de mercado e do modelo tradicional de avaliacao de empresas.
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