Artigo Produção Nacional Revisado por pares

VANTAGENS COMPETITIVAS DE UM CLUSTER COMERCIAL VAREJISTA: ESTUDO DE CASO DA RUA JURUBATUBA

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2236-7608

Autores

Marcos Antônio Gaspar, Rosângela Sarmento Silva, Vinicius Dantino Zuchini, Gabriel Renzo, João Vitor Murari de Souza,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este estudo objetivou identificar as principais caracteristicas de clusters comerciais varejistas, por meio do modelo proposto por Zacarelli (2000). Assim, esta pesquisa buscou identificar quais requisitos de um cluster completo se aplicam ao cluster de comercio moveleiro varejista da Rua Jurubatuba em Sao Bernardo do Campo (SP), e ainda quais as possiveis vantagens competitivas os lojistas obtem para suas empresas por se localizarem no cluster. Foi realizado um estudo descritivo com entrevista ao gestor da Associacao dos Moveleiros de Sao Bernardo do Campo, buscando-se identificar estrategias adotadas pelas empresas, acoes conjuntas e as funcoes da Associacao que agreguem valor ao cluster. Foram ainda aplicados questionarios a 22 lojistas da regiao, contendo questoes acerca dos requisitos de um cluster completo. As caracteristicas mais influentes para o sucesso do cluster de comercio varejista de moveis da Rua Jurubatuba sao: i) concentracao geografica, ii) empresas altamente especializadas, iii) substituicao seletiva permanente e iv) cultura da sociedade adaptada ao cluster. As principais vantagens obtidas pelas empresas ali localizadas, segundo opiniao dos respondentes, sao: i) participar de um aglomerado comercial, ii) atratividade do local, iii) possibilidade de rapido repasse do ponto de venda, iv) grande concorrencia e, por fim, v) reconhecimento dos consumidores.

Referência(s)