
A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola
2015; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português
10.20435/tellus.v0i25.334
ISSN2359-1943
AutoresLuciana Lopes Coelho, Marilda Moraes Garcia Bueno,
Tópico(s)Hearing Impairment and Communication
ResumoA interface da educação especial na educação indígena éum campo novo e complexo de investigação, traça fronteiras aindanão defi nidas entre dois campos de conhecimento em constituição.Este trabalho investigou a constituição do sujeito surdo na culturaGuarani-Kaiowá e os processos de interação e comunicação na famíliae na escola. As análises permitiram situar o sujeito indígena surdo emuma cultura diferenciada e compreendermos as relações estabelecidasentre as culturas em contato e as línguas usadas nas aldeias estudadas.Identifi caram-se ainda as possibilidades e as necessidades específi case de comunicação no ambiente familiar e escolar.Palavras chave: Educação Escolar Indígena. Educação Especial.Surdez.
Referência(s)