Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens de crianças: travessias do universo infantil

2015; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2015.2.17764

ISSN

1981-2582

Autores

César Donizetti Pereira Leite, Bianca Santos Chisté,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta o deslocamento do olhar sobre crianças e infância. Propõe se a refletir sobre esses lugares com as imagens produzidas por elas, com elas e com o que elas apresentam. As imagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que se chamou de pesquisa como experiência. Refletir por meio das imagens produzidas por elas pode ser disparador para pensar a criança, a infância, e o que a partir dela toca, afeta, mobiliza o educador nesse movimento de travessias do universo infantil. Além disso, as imagens ajudam a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.

Referência(s)