
Imagens de crianças: travessias do universo infantil
2015; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1981-2582.2015.2.17764
ISSN1981-2582
AutoresCésar Donizetti Pereira Leite, Bianca Santos Chisté,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta o deslocamento do olhar sobre crianças e infância. Propõe se a refletir sobre esses lugares com as imagens produzidas por elas, com elas e com o que elas apresentam. As imagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que se chamou de pesquisa como experiência. Refletir por meio das imagens produzidas por elas pode ser disparador para pensar a criança, a infância, e o que a partir dela toca, afeta, mobiliza o educador nesse movimento de travessias do universo infantil. Além disso, as imagens ajudam a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.
Referência(s)