Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mídia, políticas públicas e identidades: guerras ontológicas e comércio cultural no universo quilombola

2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-7714.no.2015.102221

ISSN

2238-7714

Autores

Ana Stela de Almeida Cunha,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Neste texto discutirei de que forma a implementação de políticas públicas na área cultural têm transformado comunidades e associações, apontando algumas reflexões para as relações entre o mercado cultural e as comunidades que chamarei de ‘tradicionais’ (neste caso específico, as comunidades ‘quilombolas’) bem como o papel tanto do Estado quanto das empresas e da sociedade civil neste contexto. Vou abordar, portanto, o que chamarei de ‘guerra ontológica’ entre dois universos que, inicialmente são/estão antagónicos nesta arena que inclui produção cultural, património imaterial, movimentos sociais, mercado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX