Artigo Produção Nacional

SEMINÁRIO DE CINESIOTERAPIA: DRAMATIZANDO A PRÁTICA CLÍNICA

2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Simone de Paula, Daiana Picoloto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

INTRODUCAO: Muitos docentes relatam a passividade do aluno em sala de aula, demonstrada atraves das dificuldades de acao participativa no meio academico, com autonomia e maturidade. Neste contexto, faz-se necessaria a implantacao de metodologias de ensino que estimulem o envolvimento ativo do academico como parte do processo de ensino-aprendizagem. Com o uso de metodologias ativas, o conhecimento vai alem da simples informacao, possibilitando uma aprendizagem significativa. Dentre essas abordagens, a dramatizacao e uma das estrategias que permite a reflexao e a construcao de elementos importantes para a formacao profissional. O objetivo desse trabalho foi relatar o uso da metodologia ativa com dramatizacao em um seminario de pratica de observacao na disciplina de cinesioterapia. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Trata-se de um relato de experiencia de sala de aula da disciplina de cinesioterapia. Na primeira etapa, o academico realizou algumas horas de observacao na clinica-escola de fisioterapia da universidade com o objetivo de desenvolver percepcoes acerca da pratica clinica. Posteriormente, em uma aula agendada, a turma foi dividida em grupos de ate seis pessoas. Nesta segunda etapa, o grupo analisou e discutiu as vivencias observadas, identificando as fragilidades, as potencialidades e as possiveis estrategias resolutivas. Por fim, com base nestes elementos, o grupo dramatizou as situacoes observadas, oportunizando o compartilhamento e a discussao sobre as experiencias relatadas. IMPACTOS: Com relacao a disciplina, os alunos relataram a dificuldade de relacionamento com os colegas de semestralidades diferentes durante as praticas de observacao. Alem disso, as emocoes e sentimentos reproduzidos atraves das situacoes encenadas auxiliaram na construcao de reflexoes sobre aspectos relevantes para o crescimento academico e profissional. As dramatizacoes tambem possibilitaram observar a dificuldade de expressao e comunicacao dos alunos em acoes que oportunizam a liberdade de criacao e desenvolvimento. CONSIDERACOES FINAIS: Com base em experiencias tradicionais em semestres anteriores, o presente relato confirma os pressupostos de que o uso de metodologias ativas envolvem e motivam os academicos, enriquecendo sua formacao profissional frente as realidades sociais e culturais que vivenciarao na pratica clinica. Para o proximo semestre os campos de observacao serao ampliados para a atencao basica e hospitalar.

Referência(s)