Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Uma análise do impacto da utilização de técnicas de gamificação como estratégia didática no aprendizado dos alunos

2015; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2015.667

ISSN

2316-6533

Autores

Amaury Neto, Alan Pedro da Silva, Ig Ibert Bittencourt,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

Em decorrência de haver muitos trabalhos que afirmam que o uso de gamificação possibilita muitas vantagens no campo da educação, porém muito poucos, até o momento, que comprovem empiricamente que tais vantagens são decorrentes apenas do uso de técnicas de gamificação, foi realizada uma pesquisa experimental a fim de analisar alunos do primeiro ano do ensino médio com a intenção de avaliar qual é o impacto do uso de gamificação em relação ao seu aprendizado, do ponto de vista de educadores e pesquisadores, no contexto do ensino da disciplina de matemática para o primeiro ano do ensino médio em escolas públicas do Brasil. Os resultados obtidos apontam para uma melhora no rendimento dos grupos de alunos analisados, o que possibilitou concluir que o uso de gamificação como estratégia didática contribui positivamente no rendimento dos alunos.

Referência(s)