Artigo Revisado por pares

Telejornalismo e (re)produção do conhecimento no Brasil

2008; Universidad de Manizales; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34019/1981-4070.2008.v2.20964

ISSN

2619-6174

Autores

Iluska Coutinho,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Principal meio de informacao de significativa parcela da populacao brasileira, os telejornais atuam como (re)produtores de conhecimento, sociali-zado a cada edicao. A proposta e refletir sobre a natureza do conhecimento veiculado nos noticiarios televisivos, assim como sobre as caracteristicas de producao e circulacao da informacao na televisao, midia que teria centralidade na sociedade brasileira. Apesar das criticas constantes a falta de profundidade dos relatos televisivos, as narrativas apresentadas nos telejornais possuem legiti-midade entre diversos grupos sociais e ajudam a construir e ordenar seus sentidos. Questiona-se a possibilidade de existencia de um telejornalismo inter-pretativo em formatos de edicao e construcao do conhecimento diferenciados.

Referência(s)
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