
CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA NA INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO CADEIAS DE MARKOV: DA AÇÃO À COMPREENSÃO
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35819/scientiatec.v2i1.1458
ISSN2318-9584
AutoresRodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinícius de Azevedo Basso,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado que estuda as contribuições da informática na construção de conceitos matemáticos. Em particular, discute alguns resultados da aplicação de uma sequência de atividades realizada com alunos da graduação em matemática e professores de matemática da região de Passo Fundo (RS). Através de uma metodologia de trabalho baseada nos princípios da Engenharia Didática, a exploração de uma situação-problema envolvendo processos estocásticos fazendo o uso de um objeto virtual possibilitou aos sujeitos envolvidos a criação, manutenção e validação/reformulação de hipóteses sobre o modelo matemático investigado. A análise da proposta feita através da teoria da abstração reflexionante de Piaget aponta que o uso da informática durante as atividades possibilitaram sucessivos e graduais micro-avanços dos participantes na direção do conhecimento, como também possibilitou que os sujeitos envolvidos fossem construtores do seu próprio conhecimento.
Referência(s)