Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A efetividade das intervenções educativas em saúde bucal: revisão de literatura

2015; Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1414-462x201400030104

ISSN

2358-291X

Autores

Isabel Lemkuhl, Maria Vitória Cordeiro de Souza, Andréia Morales Cascaes, João Luiz Bastos,

Tópico(s)

Oral microbiology and periodontitis research

Resumo

Resumo Visando diminuir impactos negativos dos agravos bucais, intervenções educativas em saúde bucal têm sido propostas e avaliadas. Entretanto, a efetividade das iniciativas publicadas a partir de 2004 ainda não constituiu objeto de escrutínio acadêmico. Este trabalho objetivou revisar as intervenções educativas e estimar seu impacto sobre as condições de saúde bucal. Consultou-se a base de dados MEDLINE via PubMed, com termos livres e controlados, para identificar intervenções educativas publicadas no período de 2003 a 2013. Analisaram-se e sintetizaram-se qualitativamente os resultados dos estudos originais. Nos 37 estudos revisados, observou-se que as intervenções produziram resultados clínicos inconsistentes em curto prazo, incluindo a redução de placa bacteriana (melhor resultado [MR] -88,9%; pior resultado [PR] +29,7%), sangramento gengival (MR -77,8%; PR +72,2%) e menor incremento de cárie (MR -39,5%; PR +961,1%) e de cálculo dentário (+16,2%). Por sua vez, houve maior redução dos desfechos avaliados, quando os participantes receberam acompanhamento clínico intensivo, sugerindo que este é um aspecto importante das intervenções. De modo semelhante às revisões prévias da literatura, observou-se que as intervenções educativas para prevenção, controle ou redução de agravos bucais não apresentaram efeitos consistentes.

Referência(s)