
Comportamento exportador de empresas brasileiras do setor de rochas ornamentais: um estudo de caso múltiplo envolvendo fatores organizacionais, gerenciais e ambientais
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1679-1827
AutoresIlan Avrichir, Gabriel Vouga Chueke,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo busca verificar a influencia de tres grupos de fatores determinantes: (i) ambientais, (ii) organizacionais e (iii) gerenciais das estrategias de marketing/exportacao de empresas do setor de rochas ornamentais de um pais emergente, o Brasil. Para alcance do objetivo proposto, realizamos uma investigacao com tres empresas mineradoras, em diferentes estagios de internacionalizacao, da regiao de Cachoeiro de Itapemirim, principal polo extrator e beneficiador de granito do Estado do Espirito Santo, no sudeste do Brasil, de onde se originam cerca de 60% das exportacoes de rochas ornamentais do pais. Optou-se assim por uma pesquisa de carater qualitativo por meio do metodo de estudo de caso multiplo, o qual contou com varias fontes de evidencia, coerente com as recomendacoes de Eisenhardt (1989). O estudo de caso nos permitiu identificar as categorias de fatores que influenciaram as estrategias de marketing/exportacao das empresas foco deste estudo. Para a analise dos dados, foram confeccionados os casos individuais e realizada a analise intra- e inter-casos, buscando-se identificar semelhancas e diferencas entre as empresas estudadas. Nessa etapa, foram usadas as dimensoes sugeridas pela revisao de literatura. Em seguida, confrontamos os resultados obtidos com os achados existentes em outros estudos. Desta forma, procuramos aumentar a validade interna dos resultados e enriquecer o nivel conceitual da pesquisa em questao. Como conclusao, observamos que, quando comparado a estudos internacionais, existem semelhancas e diferencas na analise dos fatores determinantes das estrategias de marketing/exportacao das empresas de Cachoeiro de Itapemirim, pertencentes ao setor primario e localizadas no Brasil. Sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas no contexto de paises emergentes, na busca por possiveis generalizacoes. Palavras-chave: Competitividade de Industrias Brasileira. Pequena e Media Empresa. Exportacao. Estudo de Caso. Aglomerado de Cachoeiro de Itapemirim.
Referência(s)