Artigo Produção Nacional

Conhecimento e percepção de médicos veterinários e lojistas do mercado pet acerca do controle ectoparasitário de cães e gatos: a situação nacional e a evolução do mercado paulista

2012; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2596-1306

Autores

Roosevelt Oliveira, V. Lestingi,

Tópico(s)

Vector-Borne Animal Diseases

Resumo

Sabendo que o medico veterinario e o lojista sao influenciadores de compra de ectoparasiticidas para o consumidor final, as empresas desenvolvem estrategias de marketing para atingir estes individuos. Por isso, e importante saber qual o grau de informacao e de conhecimento destes profissionais sobre determinados produtos e conceitos, como o controle integrado (CI), por exemplo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepcao e o grau de conhecimento de medicos veterinarios clinicos de pequenos animais e lojistas do mercado pet sobre ectoparasitas e seu controle. Para essa analise foram elaborados dois questionarios diferentes com perguntas fechadas, um para lojistas e um para medicos veterinarios. Foram feitas 254 entrevistas no total, sendo 122 com medicos veterinarios e 132 com lojistas, nos estados de RS, PR, SP, RJ, MG, MS, GO e CE. As entrevistas em SP foram realizadas em dois momentos: 2003 e 2011. Os resultados mostram que o conceito de controle integrado e bem conhecido por medicos veterinarios e lojistas (MV > lojista), sendo que nas regioes com menor IDH houve um desconhecimento maior. Na comparacao dos resultados de 2003 e 2011, houve uma diminuicao do conhecimento dos lojistas sobre o CI em SP. No caso dos clientes, a maioria nao sabe o que e o CI (70% no Brasil). Os resultados mostram tambem que as pulgas foram os parasitas mais relatados em regioes com grau maior de urbanizacao, e os carrapatos mais citados em locais de menor IDH, o que afetou as escolhas terapeuticas dos profissionais. Em relacao a permetrina, a maioria dos medicos veterinarios considera sua acao satisfatoria. Em 2003, 60% dos lojistas julgavam a apresentacao em Spot On a melhor opcao para tratamento de ectoparasitas, mas em 2011 essa preferencia aumentou para mais de 80% dos entrevistados. O fato do conhecimento dos lojistas ter diminuido, com o passar dos anos, pode ser explicado pelo aumento de lojas na grande Sao Paulo nos ultimos anos, o que reduziu a profissionalizacao no segmento. O trabalho traca um retrato do conhecimento e percepcao dos profissionais e consumidores do ramo pet, e pretende contribuir para acoes de saude publica, estrategias de negocio e capacitacao profissional.

Referência(s)