Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo

2015; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25200/bjr.v11n1.2015.693

ISSN

1981-9854

Autores

Raquel Ritter Longhi, Kérley Winques,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Fenômeno recente no webjornalismo, o jornalismo longform tem chamado a atenção por suas características, especialmente no que diz respeito ao tamanho do texto e sua profundidade, em contraponto às primeiras narrativas do jornalismo online, calcadas no texto enxuto e fragmentado. A tendência destaca-se em grandes jornais e revistas de referência, em produtos como grandes reportagens multimídia e prolifera em sites especialmente dedicados ao formato. No cenário de evolução e mudanças constantes do jornalismo online, discussões como a eficácia desse tipo de narrativa quanto ao seu consumo levantam debates. O propósito deste artigo é discutir e problematizar o jornalismo longform, verificando onde, de que forma se dá e como está sendo lido. Através de revisão bibliográfica e entrevistas com editores do jornal online Folha de S.Paulo e do portal UOl, o artigo usa de método exploratório com o objetivo de definir o “estado da arte” deste fenômeno, problematizando seu consumo.

Referência(s)