Artigo Produção Nacional

FUNCIONALIDADE E SAÚDE: HISTÓRICO DOS SETE ANOS DESDE A CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA QUE SE PROPÔS A ENSINAR COMO INFORMAR E SE INFORMAR SOBRE ESTADOS DE SAÚDE

2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Paulo Henrique Ferreira de Araujo Barbosa, Raquel Cristina Machado Cavalcanti, Ana Clara Bonini‐Rocha, Wagner Rodrigues Martins, Juliana de Faria Fracon e Romão, Emerson Fachin‐Martins,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

INTRODUCAO: Desde sua criacao, a disciplina “Funcionalidade e Saude” aprimorou conceitos, incorporou conteudos e concebeu praticas inovadoras de formacao e educacao permanente sem perder a sua programacao original. Ela tem como foco a apreensao de conteudos e o treinamento de habilidades e competencias para se descrever e para compreender descricoes de estados de saude de um individuo ou de uma populacao. Adota o modelo de estado de saude proposto na Classificacao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saude (CIF) e instrumentaliza o uso combinado das Classificacoes Internacionais como ferramenta para sistemas de informacao em saude. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A disciplina acontece no quarto semestre da matriz curricular e soma os termos funcionalidade e saude com a intensao de criar um espaco de discussao da CIF que nao se limite as orientacoes contidas nas proprias paginas deste manual taxonomico. E tambem um espaco para se discutir linguagem e sistemas de informacao. Desde o inicio tinhamos a conviccao que a CIF nao e um manual de metodos e tecnicas de avaliacao, ela codifica de forma organizada as informacoes obtidas de outras fontes de avaliacao, com a vantagem de qualificar o codigo, transformando esse codigo em informacao do que funciona (funcionalidade) ou nao funciona (incapacidade). Mas como utiliza-la? Frente ao desafio, concebemos um roteiro de visita domiciliar e entrevistas que permitissem observar funcoes e estruturas do corpo, bem como atividade, participacao e ambiente que pudesse gerar informacao codificavel e qualificavel pela CIF. Saimos entao para a pratica com alguns estudantes de extensao e iniciacao cientifica. Experimentamos descrever perfis de funcionalidade e incapacidade em forma de um diagnostico fisico-funcional com resultados promissores que foram publicados na revista Disability and Rehabilitation. Essa primeira experiencia norteou a primeira versao do plano de ensino da disciplina que definiu o seguinte conteudo programatico: (1) introducao a saude e ao processo saude-doenca; (2) determinantes e condicoes relacionadas a saude; (3) a funcionalidade humana como um dos componentes de saude; (4) funcionalidade humana nos ciclos da vida; (5) modelos de funcionalidade, incapacidade e saude; (6) atuacao fisioterapeutica na funcionalidade, incapacidade e saude e (7) unificacao e padronizacao da linguagem e classificacao. IMPACTOS: No proximo semestre, a disciplina sera ministrada pela decima segunda vez. Apesar de nao termos modificado o conteudo programatico, a cada semestre ele e enriquecido com conteudos e praticas que nos permite chamar a disciplina como ministrada hoje de: oficina de ideias e experimentacao. No semestre passado conseguimos dimensionar o nivel de desconhecimento lexico dos estudantes e utilizar os vocabulos desconhecidos em atividades semanais a cada fim de aula. O enriquecimento lexico dos estudantes foi notavel e confirmado na descricao de estados de saude gerados em relatorios escritos e apresentacoes orais na ja tradicional atividade de campo. Nesta atividade os estudantes replicam a experiencia de codificar e qualificar pelo uso combinado das Classificacoes Internacionais as visitas domiciliares e entrevistas. CONSIDERACOES FINAIS: A disciplina consolidou-se como o momento de aperfeicoar a linguagem do estudante de fisioterapia, ensinando-o a informar e se informar sobre estados de saude individuais e populacionais.

Referência(s)