
Avaliação de crianças pequenas em processo de educação inclusiva através do protocolo AP3
2015; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1981-2582.2015.2.20045
ISSN1981-2582
AutoresLeda Mariza Fischer Bernardino, Beatriz Gomes Vaz,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO desenvolvimento e a estruturação psíquica na primeira infância envolvem significativas mudanças biopsicossociais. No campo da prevenção e da intervenção precoce com crianças que apresentam falhas nesse processo, encontra-se o diálogo com a educação inclusiva. Esta pesquisa analisou a qualidade da experiência de inclusão escolar de oito crianças nos aspectos instrumentais e estruturais através do protocolo AP3, com análises individuais dos resultados de cada criança e análise qualitativa das turmas observadas. O alto índice de riscos para a constituição subjetiva apontou para uma necessidade de considerar as dificuldades psíquicas e um trabalho psicoterápico além daquele focado nas áreas instrumentais.
Referência(s)