Artigo Produção Nacional

A classe popular como protagonista na tela da Globo // The popular class as the protagonist on the screen of globo

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/1809-9386contemporanea.v11i1.7008

ISSN

1809-9386

Autores

Míriam Cristina Carlos Silva, Carla Marise Canela Salles,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Com a classe social C em ascensao e com maior poder de compra no Brasil, alguns produtos da Rede Globo passaram por transformacoes de sua linguagem. O objeto analisado por este texto e a novela Cheias de Charme, dirigida por Allan Fiterman, que retrata o cotidiano de tres empregadas domesticas, as protagonistas. Defende-se o uso do Kitsch como principal forma de linguagem utilizada na construcao da novela. Segundo Moles (1975) a atitude Kitsch e sempre uma atitude da sociedade de consumo, que se manifesta em relacao aos objetos. Esta relacao pode ser caracterizada como uma troca cultural, que envolve todas as classes, como resultado de uma especie de mimese ou copia do estabelecido (GEBAUER e WULF, 2004).

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