
A classe popular como protagonista na tela da Globo // The popular class as the protagonist on the screen of globo
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/1809-9386contemporanea.v11i1.7008
ISSN1809-9386
AutoresMíriam Cristina Carlos Silva, Carla Marise Canela Salles,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoCom a classe social C em ascensao e com maior poder de compra no Brasil, alguns produtos da Rede Globo passaram por transformacoes de sua linguagem. O objeto analisado por este texto e a novela Cheias de Charme, dirigida por Allan Fiterman, que retrata o cotidiano de tres empregadas domesticas, as protagonistas. Defende-se o uso do Kitsch como principal forma de linguagem utilizada na construcao da novela. Segundo Moles (1975) a atitude Kitsch e sempre uma atitude da sociedade de consumo, que se manifesta em relacao aos objetos. Esta relacao pode ser caracterizada como uma troca cultural, que envolve todas as classes, como resultado de uma especie de mimese ou copia do estabelecido (GEBAUER e WULF, 2004).
Referência(s)