Pressupostos teóricos e implicações práticas do modelo SAEB - 2001.
2002; Fundação Carlos Chagas; Issue: 25 Linguagem: Português
10.18222/eae02520022190
ISSN1984-932X
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O significado e sentido de Avaliação do Sistema de Educação podem ser considerados ainda pouco conhecidos pela maioria dos profissionais da educação e pela sociedade como um todo. A partir de breves considerações sobre as razões históricas que determinaram esta forma de avaliar sistemas de educação, são apresentados aspectos considerados relevantes sobre a experiência brasileira: Sistema Brasileiro de Educação Básica (SAEB) iniciada em 1990. Neste artigo, são enfocados aspectos gerais e maiores detalhamentos dos pressupostos teóricos do modelo adotado em 2001, bem como exemplos de como são concebidas as provas de Língua Portuguesa e Matemática. Para tal, são definidos descritores e elencados alguns como ilustração das opções teóricas. São apontados critérios para uma análise pedagógica que virá se somar e articular com a Teoria Clássica e a Teoria de Resposta ao Item, no plano estatístico.</span>
Referência(s)