Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Processo do Rei: a história no palco do cinema

2009; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 9; Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-3867.v9i0p111-120

ISSN

2238-3867

Autores

Mirian Tavares,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este texto discute as relacoes entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scene. O que aproxima, e distancia, essas duas formas artisticas? De que maneira o cinema, ao longo da sua historia, construiu a sua propria mise en scene, recorrendo, sobretudo, a montagem? Para aprofundar as questoes levantadas pelo texto, irei analisar o filme O Processo do Rei (1990), de Joao Mario Grilo. Baseado no processo contra D. Afonso VI, o realizador conseguiu ser fiel ao tempo historico, o sec. XVII, mas tambem profundamente contemporâneo, explorando aspectos eternos e ciclicos da propria historia. O cinema, nesse filme, funciona como um palco onde a historia revela a encenacao que os livros de historia costumam ocultar.

Referência(s)