Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Lazer de Pessoas com Deficiências

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35699/1981-3171.2015.1115

ISSN

1981-3171

Autores

Cláudia Foganholi, Luiz Gonçalves,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo compreender os processos educativos decorrentes da prática social lazer de pessoas com deficiências físicas ou visuais que frequentam clubes sócio-recreativos na cidade de São Carlos-SP. Com base na fenomenologia, modalidade fenômeno situado, foram entrevistadas seis pessoas com deficiências físicas ou visuais. Os processos educativos observados apontam o lazer como espaço de troca de experiências e afirmação da capacidade de fruição do mesmo pelo grupo, indicando situações de combate a posturas e atitudes preconceituosas, significativas para pensar o estabelecimento de políticas públicas de acessibilidade, incentivo e apoio para a fruição do lazer das pessoas com deficiências.

Referência(s)