A educação alemã na Colônia Riograndense: 1922-1938 (Maracaí/Cruzalia-SP)
2010; Linguagem: Português
ISSN
2639-6459
Autores Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoRESUMO: Este trabalho, na area de Processos Formativos, Diferenca e Valores, trata da historia educacional de uma colonia de alemaes, localizada no interior do Estado de Sao Paulo, a Colonia Riograndense. Esta colonia, fundada em 1922, e composta por familias de origem germânica, vindas de outras Colonias Alemas no Brasil, da Alemanha, e outros paises da Europa. A pesquisa sobre os seus aspectos educacionais se torna importante, uma vez que em plena mata e num lugar desprovido de recursos, esses colonos conseguiram construir e manter em funcionamento escola, clubes, igrejas, cooperativa, corais, grupos musicais, entre outros, no intuito de garantir aos seus filhos, o acesso a educacao, a preservacao da lingua e da cultura. Essa pesquisa de cunho qualitativo, pautou-se nos Estudos Culturais, na Historia Oral e em fontes literarias e bibliograficas sobre a area especifica e ainda de material iconografico e de narrativas orais dos pioneiros da Colonia. Como resultados, afirma-se que a Imigracao Alema e suas contribuicoes transformaram as praticas e as representacoes sociais que se tinham ate entao na regiao, haja vista terem conseguido implantar e manter vivos por certo tempo, tradicoes, lingua, praticas culturais e escolares. A escola por eles implantada contou com material proprio, em alemao, produzido no Brasil, para que os filhos dos imigrantes pudessem conhecer em sua propria lingua a realidade local. A presenca alema com todas suas experiencias e vivencias configurou-se como meio importante de acesso a bens culturais e educacionais naquela regiao, tanto para os proprios filhos dos imigrantes, como para as criancas brasileiras que residiam proximas a colonia.
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