Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Leitura-escrita em inglês com surdos: uma abordagem dialógica

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30681/reps.v5i1.9490

ISSN

2236-3165

Autores

Sebastiana Almeida Souza, Sérgio Henrique de Souza Almeida,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Neste estudo investigamos as possibilidades do ensino de leitura-escrita em inglês com surdos. A abordagem enunciativo-discursiva, que propõe uma pesquisa que seja de caráter dialógico e alteritária e, portanto, interacional, associada à microgenética, consiste no modelo teórico-metodológico que fundamenta e orienta a definição dos recortes feitos na pesquisa, bem como a geração de dados. Essa investigação está inserida no Projeto de Pesquisa ‘Relendo Bakhtin: contribuições do Círculo de Bakhtin para uma análise dialógica de discursos produzidos em diferentes esferas da atividade humana’ do grupo de pesquisa Relendo Bakhtin (REBAK), do Programa em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Palavras-chave: surdos; inglês; leitura-escrita.

Referência(s)