
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM MOVIMENTO COMO FERRAMENTE DE TRANSFORMAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
2015; Editora Rede UNIDA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresLouise Bertoldo Quatrin, Vanessa Machado Stevan,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoINTRODUCAO: De acordo com a Politica Nacional de Educacao Permanente em Saude, a “Educacao Permanente (EP) e aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizacoes e ao trabalho” (BRASIL, p. 20, 2009). Nesse sentido, a EP esta baseada na aprendizagem significativa considerando a possibilidade de transformar as praticas profissionais a partir da problematizacao do processo de trabalho. A EP em Saude (EPS) busca aliar as necessidades de formacao e desenvolvimento dos trabalhadores as necessidades de saude das pessoas e populacoes. Ao encontro dessa proposta, o curso de especializacao desenvolvido pelo EducaSaude da UFRGS, propoe que a EP seja um movimento, uma experiencia de encontro entre trabalhadores e usuarios, trabalhadores e gestores e trabalhadores entre si na perspectiva da EPS. Apresenta-se como um convite aos trabalhadores do SUS para a invencao de praticas de aprender, de cuidar e de fazer/viver a EPS para que possam dar destaque a potencia do trabalho vivo em ato (EPS EM MOVIMENTO, 2014). DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O curso e interdisciplinar e funciona na modalidade Ead. Contudo, seguindo a logica que foi apresentado ate entao, o curso nao se configura como um curso Ead classico. Trata-se de um movimento que anseia pela ruptura de modelos classicos de ensino-aprendizagem. Busca reconhecer que todos nos sabemos, aprendemos e ensinamos (EPS EM MOVIMENTO, 2014). Para isso, as ferramentas utilizadas no processo tambem fogem do tradicional e causando estranheza. O diario cartografico pode ser entendido a partir da criacao singular de determinada realidade, produzindo novas possibilidades de ver e dizer para os acontecimentos e afeccoes que se estabelecem na producao da vida, dos afetos e das praticas (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Na cartografia, a abertura para o encontro e fundamental para dar novo sentido aos acontecimentos e as afetacoes do cotidiano do trabalho e da vida. Ja a caixa de afeccoes, tem como proposta dar suporte a construcao do diario cartografico. A ideia e de uma caixa de afetos, onde sao colocados, objetos, musicas, textos, enfim, o que nos afeta no cotidiano e que produz algum sentido. IMPACTOS: A experiencia tem sido bastante interessante e a troca com os colegas, enriquecedora. Problematizamos situacoes reias do cotidiano de trabalho e temos a oportunidade de ver, ao mesmo tempo, diferentes ângulos da situacao para assim concluir algo. O processo e supervisionado por uma tutora, mas somos todos nos que produzimos EPS por meio de nossa pratica. A mudanca de olhar em relacao ao processo de trabalho e cuidado em saude e, principalmente, em relacao ao usuario, e perceptivel. A reflexao antecede a acao e por isso torna-se uma acao mais consciente, com dialogo e escuta qualificada. CONSIDERACOES FINAIS: Proposta desafiadora. Ainda estamos engatinhando no processo, pois os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem ainda estao muito arraigados em nossa formacao. Contudo, entendemos que o movimento deve comecar por nos formadores buscando inverter logicas visando a transformacao da realidade social. O convite a reflexao, ao aventurar-se e abrir planos de experimentacao para vivermos/revivermos cotidianamente este encontro esta feito!
Referência(s)