Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fundamentos de um Programa de Avaliação Educacional

2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22347/2175-2753v1i1.11

ISSN

2175-2753

Autores

Heraldo Marelim Vianna,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo oferece reflexões sobre aspectos da avaliação educacional e procura estimular diferentes pensares sobre a definição de uma política de avaliação do sistema educacional brasileiro. Destaca, inicialmente, a relação entre avaliação e planejamento escolar; associa a idéia de avaliação a uma efetiva política de ação e procura estimular estudos sobre as possibilidades dos testes referenciados a critério. O trabalho chama a atenção para a influência da diversidade socioeconômica e cultural nas avaliações e mostra o significado da avaliação na tomada de decisões. A questão da disseminação dos resultados é vista como ponto fundamental no impacto da avaliação sobre os sistemas educacionais. Outros aspectos relacionados à temática geral sobre

Referência(s)