Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Convocando os hermeneutas da república iletrada: o prêmio Francisco Alves - Gathering the hermenauts of illiterate’s republic: the prize Francisco Alves

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 44 Linguagem: Inglês

ISSN

2236-3459

Autores

Brasil Carlos Roberto da Silva Monarcha,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudos e pesquisas centrados no Premio Francisco Alves, instituido pela Academia Brasileira de Letras sob a denominacao de O melhor meio de disseminar o ensino primario no Brasil . A pesquisa basica localizou, recuperou e analisou inumeros artigos e notas publicados na Revista da Academia Brasileira de Letras e, posteriormente, monografias premiadas de intelectuais expressivos: Marques Pinheiro, Jorge Augusto Buchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim e Sud Mennucci. Conclui-se que, durante a sua vigencia, o Premio Francisco Alves funcionou como convocatoria quinquenal dos intelectuais dispostos a pensar e dar a conhecer as possibilidades de outro futuro para o Brasil, pela via da instrucao popular disseminada. Palavras-chave: premio Francisco Alves, Academia Brasileira de Letras, escola elementar, instrucao popular. GATHERING THE HERMENAUTS OF ILLITERATE’S REPUBLIC: THE PRIZE FRANCISCO ALVES Abstract This article presents results of studies and researches focused in the Prize Francisco Alves, instituted by Academia Brasileira de Letras under the name The best way to disseminate primary education in Brazil , besides it addresses the origin and trajectory of the prize. The basic research found, recovered, and analyzed several articles and notes published in Revista da Academia Brasileira de Letras and, posteriorly, different prizewinning monographs, of several expressive intellectuals: Marques Pinheiro, Jorge Augusto Buchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim, and Sud Mennucci. It concludes that, during its terms, the prize Francisco Alves worked as a quinquennial call for the intellectuals willing to think and know the possibilities of another future for Brazil, via dissemination of popular instruction. Key-words: Prize Francisco Alves, Brazilian Academy of Letters, elementary school, popular instruction. CONVOCANDO A LOS HERMENEUTICOS DE LA REPUBLICA ILETRADA: EL PREMIO FRANCISCO ALVES Resumen En este articulo se presentan los resultados de los estudios y investigaciones centrados en el premio Francisco Alves, instituido por la Academia Brasilena de Letras, denominado La mejor manera de diseminar la educacion primaria en Brasil. En la investigacion basica fueran encontrados, recuperados y analizados un sin numero de articulos y notas publicadas en la Revista de la Academia Brasilena de Letras . Posteriormente se analizo tambien monografias premiadas procedentes de expresivos intelectuales como Marques Pinheiro, Jorge Augusto Buchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim y Sud Mennucci. Se concluyo que, durante su vigencia, el Premio Francisco Alves funciono como una convocacion quinquenal de los intelectuales dispuestos a pensar y dar a conocer las posibilidades de otro futuro para el Brasil por la via de la instruccion popular diseminada. Palabras-clave: Premio Francisco Alves, Academia Brasilena de Letras, escuela elementar, instruccion popular. EN INVITANT LES HERMENEUTICISTS DE LA REPUBLIQUE ILLETTREE: LE PRIX FRANCISCO ALVES Resume Cet article presente les resultats d'etudes et de la recherche centree sur le prix Francisco Alves etablie par l'Academie Bresilienne des Lettres sous le nom le meilleur moyen de repandre l'enseignement primaire au Bresil . La recherche a situe, a recupere et elle a analyse de nombreux articles et notes publies dans la Revue de l'Academie Bresilienne des Lettres et plus tard les monographies qui ont gange le prix, des chercheurs renomes: Pinheiro Marques, Jorge Augusto Buchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim et Sud Mennucci. On conclue que pendant la duree, le prix Francisco Alves a fonctionne comme convocation quinquennale des intellectuels prets a penser et a faire connaitre les possibilites d'un autre avenir pour le Bresil, a travers l'instruction populaire diffusee. Mots-cle: prix Francisco Alves, l'Academie Bresilienne des Lettres, ecole primaire, instruction populaire.

Referência(s)