
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: AVANÇO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO OU FENÔMENO DE ALIENAÇÃO?
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v7i1.12434
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<p id="docs-internal-guid-34f5e8db-7857-4aaa-7220-2fc9b531dd9b" style="line-height: 1.1291666666666667; margin-top: 0pt; margin-bottom: 0pt; text-align: justify;" dir="ltr"><span style="font-size: 15px; font-family: Garamond; color: #000000; background-color: transparent; font-weight: normal; font-style: normal; font-variant: normal; text-decoration: none; vertical-align: baseline;">Este artigo busca contribuir com o debate sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação escolar, sob a referência da pedagogia histórico-crítica. São destacados aspectos a serem levados em conta nesse debate, a partir da concepção de que a educação escolar representa um campo específico da luta de classes. Discutem-se as possibilidades de fetichização dessas tecnologias em um mundo onde o determinismo tecnológico faz parte do pensamento hegemônico, amplamente marcado pelas disputas de significados, e pelas pressões dos grupos hegemônicos para a produção e circulação de mercadorias. A partir da crítica a esse sentido hegemônico, enfatiza-se o potencial das TIC como elemento enriquecedor do trabalho educativo, sob a condição destas serem apropriadas de forma subordinada a fins autonomamente determinados, voltados ao processo de humanização do educando. </span></p>
Referência(s)