
Reconfigurações da docência universitária: um olhar focado no Processo de Bolonha
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 57 Linguagem: Português
10.1590/0101-4360.42038
ISSN1984-0411
AutoresCarlinda Leite, Kátia Maria da Cruz Ramos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo:O Processo de Bolonha, legislado em Portugal em 2006, através do Decreto-Lei nº 74/2006 (Portugal, 2006), anunciou a intenção de romper com o tradicional exercício da docência, focado na transmissão e reprodução dos conhecimentos existentes, e veiculou um modelo de formação centrado na aprendizagem dos estudantes. Este Processo implicou uma reorganização dos currículos do ensino universitário e exigiu uma reconfiguração do exercício da docência apoiada em uma nova concepção do papel e do trabalho dos estudantes. É no quadro desta problemática que se situa este artigo, que tem como objetivo dar a conhecer efeitos na docência universitária decorrentes do Processo de Bolonha. Para isso, o artigo, depois de caracterizar medidas políticas decorrentes do compromisso de Bolonha, analisa dados recolhidos de professores da Universidade do Porto sobre a relação entre as alterações previstas no ideário político e as condições para a sua concretização.
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