A formação profissional de trabalhadores rurais da cana.

1983; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 47 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Cândido Grzybowski,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Adotando uma postura teorica em que a educacao e pensada como uma pratica determinada no interior de relacoes entre classes sociais, o artigo visa levantar algumas questoes sobre a formacao profissional de trabalhadores rurais. Na base da reflexao estao os elementos levantados por uma pesquisa realizada na regiao canavieira de Campos, Rio de Janeiro. Nesta regiao, para manter elevada a taxa de exploracao dos trabalhadores assalariados, os usineiros e fazendeiros impoem relacoes e condicoes de trabalho que nao so aumentam o ritmo e a intensidade do trabalho, mas tambem segmentam os trabalhadores, permitindo um conjunto variado de praticas de roubo dos direitos dos trabalhadores. Neste contexto, as propostas de formacao profissional sao, antes de mais nada, um discurso desarticulado das questoes centrais do trabalho e vida dos trabalhadores e de seus interesses como classe, constituindo-se em instrumento institucional complementar de sua dominacao e subjugacao por usineiros e fazendeiros. Existe, no entanto, uma questao educacional para os trabalhadores, que reside na elaboracao do saber adquirido no trabalho e na vida, saber de classe em confronto a classe dos patroes.

Referência(s)