Artigo Acesso aberto Revisado por pares

<em>Brasis calcados?</em> Provincianos na arena modernista

2008; University of California, Los Angeles; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5070/m3371014706

ISSN

0160-2764

Autores

Silvana Moreli Vicente Dias,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As obras dos escritores modernos brasileiros Manuel Bandeira (1886-1968) e Gilberto Freyre (1900-1987) articulam uma serie de questoes relacionadas ao tema da provincia, as quais, em ultima instância, iluminam sua configuracao particular na literatura brasileira das decadas de 20 e 30. Apontando para o enraizamento do sujeito e para a concretude da experiencia, a provincia acabou servindo, muitas vezes, apenas para significar um contraponto aos valores da civilizacao burguesa simbolizados pela cosmopole. Portanto, em nome da superacao da heranca brasileira colonial e escravocrata, representaria um espaco que deveria ser transcendido. O resultado disso seria dar-se a provincia uma posicao tao-somente periferica na literatura e na cultura brasileiras. Porem a leitura que Bandeira e Freyre fazem dessa provincia calcada—que se entenda como pisada, em estreita ligacao com a terra, mas principalmente menosprezada e reprimida—, ao se voltarem para o passado e ao proporem, como eixo de seu discurso, a conservacao—da arquitetura colonial, da lingua brasileira, dos valores autenticos e da memoria, por exemplo—, acabou por constituir uma linha caracteristica no Brasil da primeira metade do seculo vinte, a qual nao deve passar despercebida. A propria forca com que ambos escritores procuraram trazer os elementos marginais (como a heranca africana) para o centro do debate artistico e intelectual da epoca e exemplo de uma revalorizacao positiva—sem prejuizo do componente critico

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