
Alterando estados de animo nas aulas de Ginastica ritmica com e sem a utilizacao de musica
2005; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5016/77
ISSN1980-6574
AutoresPatricia Mori, Silvia Deutsch,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoO objetivo geral deste trabalho foi analisar se o acompanhamento musical ou nao na aula de Ginastica Ritmica poderia interferir nos estados de ânimo das ginastas. Neste estudo duas situacoes experimentais com 39 participantes foram testadas. Na primeira as participantes frequentaram uma aula de ginastica com musica e na segunda participaram da mesma aula, porem sem a utilizacao da musica. No inicio e no termino das aulas as participantes preencheram a Lista de Estados de Ânimo Reduzida e Ilustrada (LEA-RI). Com base na analise de correspondencia foi possivel chegar aos seguintes resultados: a aula sem musica fez com que as participantes se sentissem menos “leves”, menos “inuteis” e mais “pesadas”. Na aula com musica sentiram-se menos “tristes”, com menos “medo”, mais “ativas” e mais “felizes”. Assim, observou-se que a musica efetivamente interferiu nos estados de ânimo das ginastas. Apesar de a ginastica ja ter seu papel na alteracao do estado de ânimo, a presenca da musica teve uma influencia extremamente positiva proporcionando alegria, coragem e vontade de se exercitar, isto e, interferindo no aspecto da motivacao. A ausencia da musica, por outro lado, trouxe um certo peso a atividade, tornando-a cansativa e trazendo a sensacao de inutilidade a sua pratica.
Referência(s)