Artigo Acesso aberto

Portraying innovation in the public service of Brazil: Frameworks, systematization and characterization

2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 50; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5700/rausp1213

ISSN

1984-6142

Autores

Marcos de Moraes Sousa, Vicente da Rocha Soares Ferreira, Estela Najberg, Janann Joslin Mediros,

Tópico(s)

Public Procurement and Policy

Resumo

A inovacao e fundamental para a melhoria do desempenho de organizacoes, tanto do setor privado quanto do setor publico. Neste trabalho, descrevem-se e analisam-se as 323 experiencias de inovacao no servico publico federal no Brasil premiadas nas 16 edicoes (periodo de 1995 a 2012) do concurso Inovacao na Gestao Publica Federal, promovido pela Escola Nacional de Administracao Publica (ENAP). Trata-se de estudo quali-quantitativo em que se utiliza como categorias de analise os quatro tipos de inovacao definidos no Manual de Copenhagen: produto, processo, organizacional e comunicacao. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que existe sim inovacao no setor publico, a despeito do ceticismo de alguns pesquisadores, bem como do estado incipiente de pesquisa teorica sobre o tema. Observou-se que a inovacao organizacional foi a que teve a maior quantidade de experiencias premiadas, seguida respectivamente pelas inovacoes em processo, comunicacao e produto, sendo que o atendimento ao cidadao e a melhoria dos processos de trabalho sao os itens de maior destaque. Os resultados mostraram que embora a grande incidencia das inovacoes ocorra em nivel nacional, um numero significativo de inovacoes tambem ocorre no nivel local, provavelmente em funcao de muitas organizacoes do governo federal terem as suas acoes difundidas apenas nesse nivel de governo. No que diz respeito a area inovadora, saude e educacao preponderam com quase 33% das iniciativas, o que pode ser explicado pela capilaridade das areas e pelo fato de ambas manterem grande interacao com o usuario. As contribuicoes deste trabalho incluem a utilizacao de modelo teorico de analise de inovacoes no setor publico ainda inedito no Brasil e a sistematizacao de conhecimento em base empirica sobre essa inovacao. Nesse sentido, ainda contribui para o desenvolvimento da teoria com a apresentacao de indicios de que as caracteristicas, determinantes e consequencias de inovacao no setor publico diferem nao somente das de inovacao na industria, mas tambem das da inovacao em servicos no setor privado.

Referência(s)