Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Media Revolution on 14th Street: Immigration, Vaudeville and the Nascence of Electronic Media in New York City at the Turn of the 20th Century

2012; Brazilian National Association of Graduate Programs in Communication; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30962/ec.835

ISSN

1808-2599

Autores

R.W. Albrecht,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

O alicerce da indústria do entretenimento foi lançado pelo nascimento do vaudeville na Rua 14 na cidade de Nova York no início dos anos 1880. Criado, em grande medida, por imigrantes e seus filhos, o vaudeville dominou o show business nos Estados Unidos durante cinco décadas, dos anos 1880 aos anos 1930. Por meio da integração de artistas, empresários e formas culturais imigrantes, o vaudeville criou uma síntese que foi muito necessária em uma época de imigração em massa e caos cultural. Com a rápida evolução das mídias eletrônicas durante o século XX – publicação musical, gravação sonora, rádio, cinema e televisão – o vaudeville ampliou sua influência multicultural ao tornar-se o modelo dominante para uma indústria do entretenimento em expansão. Palavras-chave Vaudeville. Tin Pan Alley. Imigração.

Referência(s)