
Os objetos e o tratamento da criança autista
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1984-0292/931
ISSN1984-0292
AutoresAriana Lucero, Ângela Maria Resende Vorcaro,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoResumo O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso dos objetos na direção de tratamento psicanalítico da criança autista. Primeiramente, teceremos algumas considerações a respeito da importância do objeto na constituição subjetiva, a partir da oposição freudiana entre os princípios de prazer e de realidade. A seguir, retomaremos as considerações de Frances Tustin sobre o objeto autístico e o caso Joey, de Bruno Bettelheim, para exemplificarmos como autores clássicos da psicanálise teorizaram sobre o objeto no tratamento. Por fim, discutiremos com autores contemporâneos a importância de uma retomada da noção de objeto no âmbito da teoria e da prática psicanalíticas.
Referência(s)