Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ubiquidade e mobilidade de Objetos de Aprendizagem usando o papel como recurso

2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.18067

ISSN

1679-1916

Autores

Núbia dos Santos Rosa Santana dos Santos, José Valdeni de Lima, Leandro Krug Wives,

Tópico(s)

Open Education and E-Learning

Resumo

Atualmente, existem diferentes possibilidades de acessar conteúdos pedagógicos digitais, tais como Internet, dispositivos móveis e, inclusive, TV digital. Um problema relevante, no entanto, é que nem sempre os dispositivos estão disponíveis ao usuário (aluno). Nesse contexto, este artigo propõe o uso do papel como meio de aprendizagem ubíqua (integrado a estratégias pedagógicas), podendo ser utilizado ainda como mecanismo de interação ou entrada de dados para outros dispositivos. O artigo também apresenta uma sugestão de estratégia que pode ser usada em sala de aula e/ou no âmbito do elearning e m-learning.

Referência(s)
Altmetric
PlumX