
Proposta de Serious Games aplicado ao ensino de eletricidade básica: O Jogo Genius a partir da Plataforma Arduíno DOI - 10.5752/P.2316-9451.2015v4n1p3
2015; Pontifícia Universidade Católica de Minas Geais; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5752/p.2316-9451.2015v4n1p3
ISSN2316-9451
AutoresMichelle Melo Cavalcante, João Lucas de Souza Silva, Jamilson Dantas, Esdriane Cabral Viana,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoAs aplicações de Serious Games com foco na educação estão se tornando recorrentes e abrem caminho para diversas vantagens dentro da sociedade e do mundo contemporâneo. Uma preocupação evidente é com a disciplina de física, em que a eletricidade é uma das áreas que possuem mais estudos referentes à dificuldade de aprendizagem devido à abstração do conteúdo. Portanto, o objetivo do presente artigo é descrever o desenvolvimento de uma metodologia que auxilie no ensino-aprendizagem de conteúdos de eletricidade básica de modo lúdico e educativo para os discentes. Para isso, foi desenvolvido o jogo da memória conhecido por Jogo Genius utilizando a Plataforma Arduino. Com o jogo, os discentes foram incentivados a aprender de dois modos: o primeiro consistiu no interesse dos próprios estudantes instigados pela curiosidade provida por parte da Plataforma Arduino e, posteriormente, pelo interesse oriundo do jogo. Além disso, foi possível auxiliar na didática do docente. As aulas tornaram-se mais práticas e mais voltadas à realidade. Os discentes puderam conhecer componentes eletrônicos e entender como esses funcionam.
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